Esporte e cidadania
Do século XVI em diante a Europa começa a sofrer um intenso processo civilizador, processo esse em que o autocontrole, os modelos de condutas sociais e de sensibilidade à violência começam a transformar-se drasticamente em uma determinada direção. (ELIAS, 1993, p.41).
Nessa época, século XVI, a burguesia não incomodava a nobreza, muito menos seus privilégios; não havia na classe superior nada que lembrasse as classes mais baixas, exceto o sentimento de desprezo (Idem, p.220)
Já no séc. XVIII, a burguesia havia se consolidado como um poderio econômico, porém, o prestígio social e político ainda permaneciam com a nobreza, mas, com o aumento das cadeias de interdependências, o rei se viu obrigado a atrelar-se à burguesia devido às suas vantagens econômicas.
Durante o século XIX, especialmente na França, acontecia a consolidação da burguesia como classe social que para manter sua hegemonia, como classe dominante, precisava investir na construção de um novo homem “um homem que possa suportar uma nova ordem política, econômica e social, um novo modo de reproduzir a vida sob novas bases” (SOARES, 2001, p.5).
A Educação Física adquire uma grande importância na consolidação deste projeto de construção de um novo homem, pois ela passará a ser a própria expressão da sociedade do capital. A Educação Física, através de seus métodos promoverá a automatização dos gestos, tornará os homens disciplinados e promoverá a saúde.
Neste período, início do século XIX, a Europa se encontrava em grande expansão econômica e a necessidade de mão-de-obra para trabalhar nos mais diversos setores da produção industrial era premente, o que ocasionou um grande inchaço das cidades e acabou criando miséria nas periferias das cidades proporcionando um modo de vida degradante. O rápido e desordenado crescimento das cidades não foi acompanhado pela ampliação dos serviços de saneamento básico e outros mais básicos, como limpeza das ruas e serviços sanitários. Como conseqüência começam a aparecer as grandes epidemias, como a cólera e o tifo, dentre outras, demonstrando a grande deterioração do espaço urbano.
Em 1848, essa massa de pessoas que vivia em condições subumanas, que tinha uma jornada de trabalho de 13 a 16 horas diárias, que recebia salários insuficientes para a subsistência, que vivia excluída de todo o processo de crescimento da sociedade, começa a tomar consciência de que formava uma classe social e começa a mostrar sua força de classe reivindicando melhorias sociais.
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Neste quadro social pintado pela elite, a Educação Física tem importância fundamental, pois esta será entendida como um eficaz instrumento para viabilizar a educação higiênica e moralizar os hábitos das classes populares (Idem, p.11)
Concomitantemente a todo esse processo de evolução ideológica da elite o desenvolvimento do esporte passa a refletir o aumento da sensibilidade à violência e às normas de condutas. Basta compararmos os jogos da Idade Média, ou até início dos tempos modernos, realizados com bola como o futebol ou rugby e notaremos um significativo aumento da sensibilidade à violência. Podemos observar também a mudança de orientação no desenvolvimento do boxe, pois as formas mais antigas de boxe ou pugilismo não eram práticas totalmente desprovidas de regras, mas esta prática somente transformou-se em esporte quando foram adotadas ou criadas regras rígidas que tinham como principal função a proteção da integridade física dos praticantes (ELIAS, 1992, p.42).
Portanto, com a transformação da sociedade, necessariamente os passatempos da época também tiveram que se transformar para que pudessem atender aos interesses da sociedade, transformando assim, os antigos passatempos em esporte.
Assim, há uma grande influência dos valores liberais no processo de construção do esporte. Acreditamos que essa articulação entre a proliferação dos esportes, a proliferação das escolas para as classes médias, a jornada de trabalho reduzida, a uniformização das regras, a igualdade de chances de vitória e o caráter utilitarista do esporte em relação à juventude, não se deram de maneira espontânea como se alguém tivesse idealizado e iniciado esse processo. Acreditamos que a elite identificou estes aspectos ou características durante a construção do processo de transformação dos passatempos em esporte e as articulou para que pudessem manter seus privilégios e disseminar uma ideologia con
O esporte e a educação física adquire uma grade importância na consolidação desse projeto
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