Pensar à prática!

"Para cada homem com todas suas funções, a sociedade possui um substituto em potencial à espera." (Adorno)

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Lutas marciais e atualidade - 9° anos A e B


Lutas marciais e atualidade


Importante é perceber o quanto e como as lutas e artes marciais estão presentes em nossa sociedade atualmente, os meios e as formas pelas quais chegam até nós. Podemos passar quase desapercebidos das suas manifestações, esquecendo que são parte da cultura do movimento humano, historicamente produzidas e enriquecidas com a cultura dos seus povos de origem.
Como não ser parte desse universo especial abundante de movimentos acrobáticos, culturas milenares, e tão próximos de todos nós como os movimentos rudimentares de proteção e defesa do nosso corpo, quando estamos em perigo. Ainda hoje “educados” por filmes e desenhos animados como “Karatê Kid”, “Kill Bill”, “Jiraya”, “Power Rangers” e “Matrix”, exagerados em efeitos especiais e animações computadorizadas, mostrando uma versão superpoderosa dos personagens lutadores, apresentam uma visão “ocide anosntalizada” das artes marciais que as resumem ao domínio dos movimentos físicos, quase ignorando totalmente os aspectos filosóficos dos quais as artes orientais são muito ricas.

Através da televisão as crianças podem ver muitos desenhos que mostram muitas lutas entre os personagens, usando várias das artes marciais conhecidas. Em desenhos animados, como “Yuyu Hakusho” ou “Meninas Superpoderosas”, a influência pode ser ainda mais forte nos “telespectadores mirins” devido à auto-identificação com personagens crianças, que, não fugindo a regra, são sempre dotados de habilidades de luta e muitos superpoderes e despertam nas crianças a vontade de, quando crescerem, terem a mesma capacidade e características destes astros do mundo da ficção.
                Estudos experimentais realizados na década de 60, em pequenos grupos de crianças, apresentando a conclusão de que as crianças que assistem muita televisão tem propensão a tornarem-se mais agressivas: Os espetáculos violentos não afetam apenas o seu comportamento, mas também as suas crenças e valores e as crianças que vêem muita televisão temem mais a violência do mundo real. Em contrapartida, outras ficam insensíveis a essa violência.
As muitas formas como as informações são transmitidas até nós definem o processamento da nossa percepção e podem influenciar na formação dos nossos conceitos, na nossa compreensão sobre as lutas de uma forma geral.
Uma matéria sobre lutas e artes marciais em um programa de esportes, ou mesmo a cobertura dos Jogos Olímpicos, transmite uma ideia de esporte, para as artes marciais. A sugestão de significado das artes marciais, e também o estímulo gerado no telespectador, neste caso, é o de ser uma prática desportiva.
Um jogo de videogame permite que a criança e também o adulto realizem virtualmente todas as façanhas que ele vê nos filmes e desenhos animados. A vitória em um jogo é fácil e rápida. Dependendo de muito pouco esforço do jogador. Não há necessidade de treinamentos prolongados em academias de artes marciais.

Dessas formas, as lutas e as artes marciais participam do nosso cotidiano. Essas e outras fontes acabam respondendo por muito do conhecimento que construímos, repercutindo em uma visão reduzida, e um tanto distorcida, de todas as formas de luta. No Brasil, não somos iniciados em uma arte marcial específica, como ocorre na China, ou na Coréia do Sul, por exemplo, onde, respectivamente, o Kung Fu e o Taekwondo fazem parte do currículo escolar. Trata-se de uma questão cultural do nosso país.

A Capoeira, tão popular e presente na nossa história, poderia ser elevada à condição de “arte marcial nacional”, como é o Kung Fu na China.
Mesmo com a prática de apenas uma modalidade, ocorre a aproximação do aluno escolar com o universo das lutas, devido às oportunidades que surgem de discussão sobre as demais formas de luta. Oportunizaria ao educando, ao menos, desenvolver uma compreensão correta e não preconceituosa quanto às artes marciais.

De um profissional da educação pelo movimento, espera-se que transmita corretamente o significado sem incorrer nos conceitos populares ou adquiridos de fontes sensacionalistas, como o cinema. Na Wikipédia, enciclopédia online, encontramos que “As artes marciais são sistemas de práticas e tradições para treinamento de combate, usualmente (mas nem sempre) sem o uso de armas de fogo ou outros dispositivos modernos”. No Karatê Barretos, popular sítio de informações sobre Karatê, encontramos a seguinte definição: É tudo o que possibilita ao praticante conhecer a natureza da própria mente, e, através desse conhecimento, buscar o autodomínio [sic]. As técnicas das Artes Marciais foram desenvolvidas baseadas nas forças que regem o Universo (Ying e Yang). Os antigos guerreiros não treinavam apenas sistemas de lutas ou de armas, eles também eram obrigados a ter profundos conhecimentos filosóficos, escreverem poesias e a tocarem pelo menos um instrumento, para aprenderem a ser flexíveis e homens cultos.
                    Atualmente, as artes marciais são praticadas visando diferentes finalidades como desporto, lazer, participação de um grupo social, defesa pessoal, disciplina da mente, condicionamento físico. Algumas pessoas também utilizam as artes marciais como uma forma de catarse do estresse diário. As pessoas, geralmente desejam e procuram estímulos que provocam ‘estados de agitação’, excitações e estímulos emocionais, na maioria das vezes, como um meio de fuga da mediocridade, do trabalho enfadonho, do tédio da vida rotineira, ou para a catarse de inibições forçadas e frustrações acumuladas.

Para os atletas, o esporte serviria como um canal para expressar principalmente as tendências agressivas, como um meio para sublimar as tendências anti-sociais, tornando seus praticantes mais sociáveis e amistosos, ou seja, serviria para que a agressividade se expressasse de maneira inofensiva e aceitável e fosse transformada em hábitos saudáveis.
                  O termo “artes marciais” refere-se às artes de guerra e luta. Hoje, o termo artes marciais é usado generalizadamente para todos os sistemas de combate de origem oriental (Aikido, Muai Thay, por exemplo) e ocidental (Capoeira, Savate francês), com ou sem o uso de armas tradicionais. No oriente existem outros termos mais adequados para a definição destas artes como Wu-Shu na China e Bu-Shi-Do no Japão, que também significam artes de guerra, ou “Caminho do Guerreiro”.

Nas artes marciais orientais, encontram-se conotações filosóficas que definem a aplicação dos conhecimentos de luta. No Jiu-jitsu, por exemplo: “vencer cedendo” (contrário da “lei do mais forte” ou lei da vida no hemisfério ocidental). Explicação dada pela Enciclopédia Britânica (“martial art”) distingue as artes marciais orientais da seguinte maneira: é dada ênfase no estado mental e espiritual do praticante. [...] um estado em que as funções de raciocínio e cálculo da mente ficam suspensas de tal forma que mente e corpo possam reagir imediatamente como uma unidade, refletindo a situação em mudança ao redor do combatente. Quando este estado se completa, desaparece a experiência diária do dualismo entre sujeito e objeto. Alcançar esse estado de espírito é também o objetivo central de filosofias de vida como taoísmo e zen-budismo e, desta forma, tanto há pessoas que praticam alguma arte marcial como forma de adestrar-se filosófica e espiritualmente, quanto há lutadores que, queiram não queiram, se tornam autênticos filósofos.
                   As lutas foram adaptadas para serem desenvolvidas na forma de competições (“jogos”, ou seja, com regras, limitações,...) sendo viabilizadas para serem praticadas por pessoas alheias aos preceitos filosóficos e aos significados culturais relacionados. A maioria das modalidades dos esportes de luta que conhecemos hoje estão elevadas a um estado esportivo que descaracteriza o próprio conceito de arte marcial: “esporte de luta” é a denominação que recebem em eventos esportivos, como as Olimpíadas.
Ainda que não tenha origem oriental, a nossa capoeira também está definindo-se como arte, expressão corporal, esporte, atividade física para a saúde, lazer, socialização.

A “capoeira ‘se joga’: não é ‘arte marcial’ de iniciativa agressiva”.
Dentre os estilos ocidentais de luta podemos citar: Savate, Kick Boxing, Boxe, Luta Livre, Capoeira, Esgrima, Sambo, Krav Magá, e outros. Algumas modalidades de lutas foram criadas a partir da união de várias artes. O Kick Boxing, por exemplo, é uma união do Boxe, do Karatê e do Taekwondo.
A Esgrima é considerada uma arte marcial ocidental. Devido às suas origens militares, são consideradas artes marciais esta e outras formas antigas de combate como o Arqueirismo e o Hipismo.

Além disso, confundem-se modalidades de lutas e artes marciais com eventos onde participam lutadores de diversas modalidades, os chamados “Mixed Martial Arts” (MMA). Como exemplos conhecidos de “MMAs” existem o “Vale-tudo”, criado no Brasil, “Ultimate Fighting Championship” (UFC) e “Pride”, que são os maiores campeonatos mundiais desse tipo. Os “MMAs” nada mais são que esportes onde participam lutadores de quaisquer artes marciais (Boxe, Luta Livre, Muai Thay, Judô, etc), sendo comum nas disputas o uso de técnicas de duas ou mais modalidades de artes marciais.
Texto na íntegra:
 http://lutasescolar.vilabol.uol.com.br/index.html




O texto aqui apresentado é oriundo de um estudo elaborado sob o tema “Lutas na Educação Física Escolar alternativas pedagógicas".
Acessado em 27/09/2010 no  sítio 
http://lutasescolar.vilabol.uol.com.br/cap_um.html
Fonte da imagem:
 http://www.sense-datum.org/tim/archive/2005/06/06/kill_bill
Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
O que o grupo entendeu após a leitura do texto?

22 comentários:

  1. SERIE:9 TURMA:B ALUNO:Mauro Cezar Ferreira de Brito Junior ALUNO:Anderson Junio. ALUNO:Iago Ribeiro de Jesus. nos entendemos que a televisão traz varios filmes e desenhos, que envolvem as artes marciais mas contudo isso eles acrescentam algumas coisas que coloca as artes marciais, como um esporte violento principalmente as crianças. As criansas que ascistem DRAGOM BALL ou NARUTO ou outros desenhos que envolvem artes marciais elas trazem as criansas, um objetivo diferente doque as artes marciais queren trazer para seu publico, mas com isso tudo os pais as vezes ajudam e informam seus filhos a verdade sobre as artes marciais, e outros não.

    ResponderExcluir
  2. Entendemos que as lutas devem ser conhecidas e respeitadas e nao que certas pessoas as usem para um ato de violencia ou crime.É muito importante que os pais ensinem o bom sentido das lutas aos seus filhos para que nao cresçam com um sentido errado de lutas na cabeça.
    Alunas:Thais,Ana Vitoria,Vivian
    9 "B"

    ResponderExcluir
  3. Entendemos que a mídia influencia muito nas partes das lutas principalmente com as crianças mas de uma forma mais agressiva,principalmente se os pai forem ausente na educação dos filhos. Mas que também quem pratica qualquer tipo de luta tem uma disposição física melhor é mais concentrado do que quem não pratica. Conclusão lutas é uma coisa boa sendo usada de forma correta.
    Nivia Lara;Sara Dielly;Gabriely Freire;Andrel Vinicios;Carmen Artemisia;9º A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu grupo entendeu que a violência e a agressividade sao um dos temas mais vistos na midia nos dias de hoje.e a arte marciais acabam fazendo com que as pessoas ficam mais educadas e diciplinadas.9anoc alunos:lucas,renato,lara

      Excluir
  4. O meu grupo entendeu que no Brasil, não tem uma Arte de luta especificada que aqui no Brasil, várias Artes Marciais são treinados.
    Em que as televisões trasmitem, umas imagens muito agressivas das lutas prejudicando as crianças, encetivando as crianças a fazerem aquilo na vida real, mais tem imagens que ajudam a criança a desenvolver....
    Alunos: Ederson Antônio de Paula Silva, Rodrigo Paulo, Samuel Lima e Jonatas Rodrigues...
    Série: 9° ano Turma "B"

    ResponderExcluir
  5. Nós entendemos que as lutas marciais estão presentes na sociedade e assim em nosso cotidiano. Em que muitas pessoas praticão com vários tipos de finalidades sendo: lazer, reduzir o stress, defesa pessoal entre outros. E que por causa da televisão muitas crianças que assistem algum tipo de desenhos ou filmes que envolve luta ou agressão física acaba se influenciando e ficando agressivo.
    Alunos: Cleyton Ferreira, Jefferson Luziano
    Série: 9º Ano Turma "A"

    ResponderExcluir
  6. Nós entendemos que a VIOLÊNCIA e a agressividade são um dos temas mais vistos na midia porém,ao adentrar em uma arte marcial,o praticante pode conhecer um mundo com normas rigidas de conduta e dixiplina,que auxiliam na formação moral e do conhecimento de si próprio.ALUNAS Gabriela de faria tavares E Débora pereira liberato série 9B TURNO matutino.

    ResponderExcluir
  7. Entedemos que as Artes Marciais podem, influênciar as crianças de maneira errada, com jogos e filmes com cenas violentas.
    Só que as vezes as crianças tentam viver, aquele jogo ou filme na vida real....
    Alunos: Thaylan, Eder Ferreira, Pedro Henrique, José Maria, Matheus Estrela...
    Série: 9° Ano Turma "B"

    ResponderExcluir
  8. A violência e a agressividade são um dos temos mais vistos na mídia nos dias de hoje na televisão etc. São os dois problemas, a internet e a televisão, dai as pessoas veêm a violência na tv e acha normal. As pessoas tiveram a visão das artes marciais que é igual aos esportes. O Brasil tem uns problemas sobre artes marciais porque tem pessoas que não conhecem as artes marciais. E isso pode ser atribuído a influência da mídia divulgando filmes, desenhos, que trás uma mensagem errônea sobre as artes marciais.
    Alunos: Sandra, Alessandra, Rafael, Raila, Cirleide.
    9C

    ResponderExcluir
  9. Nós entendemos que, a mídia usa muito as artes marciais para expressar a violência na humanidade, entretanto percebemos que a prática das artes marciais devem ser valorizadas e reconhecidas, não como um esporte violento, mas sim, para aliviar o estresse, e também usado para defesa própria, até porque quem pratica essas atividades tem um desenvolvimento melhor do corpo e mental. ALUNOS: Mayara Texeira, Raquel Souza, Ester Souza e Osneir Esteves.. 9 ° Turma "A"

    ResponderExcluir
  10. As lutas como as artes marciais e o kung fu è o enriquecimento de lutas criadas no Brasil.nos dias de hoje a TV vem influenciando bastante no comportamento das crianças principalmente aos que assistem desenhos mais violentos.o que antigamente era uma maneira de sobreviver hoje tornou-se uma forma de ganhar dinheiro, se defender, por laser, ou por influência.
    Alunos: Matheus Arantes, Victor Mariano, Jaime Junior
    9A

    ResponderExcluir
  11. Hoje em dia as lutas não estão sendo utilizadas como antigamente porque normalmente as lutas eram usadas para as defesas e para a sobrevivência mais hoje podemos observa que qualquer um estão fazendo aulas de lutas mais não para ser usada como defesa e sim para se engrandecer contra o próximo e isso não deveria está acontecendo mais infelizmente hoje os homens não estão pensando como antigamente e isso com certeza está afetando mal a cidadania mais infelizmente nos mulheres não podemos ajuda porque nois não sabemos o que está passando nas cabeças dos homens.
    Alunos: Bruna Lorrane, Paula Camille, Flávia Hellen
    9A

    ResponderExcluir
  12. Chego a conclusão que as Artes Marciais estão presente em todo nosso mundo como; esporte de prática, lazer, reduzindo o estresse, e defesa pessoal etc....
    As Lutas estão influenciando os adultos e as crianças, principalmente as crianças com filmes e desenhos a serem agressivas umas com as outras e até seus com próprios pais.
    Para que isso não aconteça os pais não devem deixar seus filhos assistirem esses tipos de programações e conversar com eles para que não venham fazer isso no seu dia a dia. Maria de Jesus 9'a'

    ResponderExcluir
  13. As Artes Marciais é um ótimo esporte, porque ele ajuda no desenvolvimento motor, mental, físico e outros.
    Muitas pessoas praticam por quererem ter uma boa saúde, por defesa e reduzir o stress etc... Maria Stéfane 9 'a'
    As Lutas estão sendo um alvo para a mídia ganhar dinheiro, com filmes e desenhos influenciando as crianças a serem violentas, para que isso não ocorra os pais devem conversar com seus filhos e darem conselhos sobre lutas e violência.

    ResponderExcluir
  14. Nosso grupo entendeu que, as artes márcias vem ganhando espaço no mercado, através da televisão, muitos jovem de hoje, assistem nas televisões desenhos e filmes de lutas márcias, e na maioria das vezes os desenhos, ensinam os adolescentes e principalmente as crianças a serem agressivas .
    hoje em dia as artes márcias, vem sendo praticadas por questão de lazer, desenvolvimento motor, defesa pessoal, etc. Uma das artes márcias mais conhecidas e, a capoeira, praticada por jovem e adultos, tem esse nome por que os senhores perguntavam, aonde estavam os escravos e diziam la na capoeira, quando chegavam la viam eles, se movimentando com os pes e as mãos dai o nome capoeira. Deve ser praticada assim como as outras artes márcias..
    Alunos: Laieny Gomes, Laiane Amorim, Jefferson Silva e Eduarda Rosa..
    SERIE: 9 ANO 'A'

    ResponderExcluir
  15. Eu entendi que apesar de cada pais ter sua cultura diferente e seus estilos de lutas, as pessoas vão repassando essa cultura e vão se especializando na cultura que gosta para ensinar adultos e principalmente crianças aprenderem a lutar e respeitar o próximo. A luta também ajuda no psicológico e desenvolve o corpo dando resistência e força.
    Alunas: Pâmela e Isadora
    9B

    ResponderExcluir
  16. Artes marciais propriamente dita não são relacionadas a manifestação de comportamentos agressivos em seus praticantes. Agressividades estaria relacionadas a importância que os professores de lutas dão a competição exacerbada. As artes marciais praticadas em clubes e academias como desse modo possuem um potencial de aumentar o comportamento agressivo em adolescentes e, ao mesmo tempo, desenvolver traços negativos, principalmente os que tem tendência à delinquência.
    Alunas: Aline Moraes, Taine Silva, Lucivãnia .
    9 B

    ResponderExcluir
  17. As artes marciais é uma violência de agressividade nos dias de hoje acabam sendo influenciadas, ou seja, pelas famílias, amigos ou parentes, as artes marciais são lutas de caráter competitivo. Os professores de educação física conheçe as artes marciais mas não dão aula porque é uma luta de agressividade.
    Alunos: Samuel, Paulo, André, Railson, Guilherme, Daniel.
    9C

    ResponderExcluir
  18. É importante dizer que as artes marciais antes eram consideradas uma luta, hoje é um esporte interativo, paliçada por todas pessoas, as crianças assistem desenhos de lutas, mas não se interessam pelo conteúdo que existem nos jogos, filmes, muitas ficam agressivas por causa desses desenhos.
    Alunos: Lana, Amanda, Graciele, Tainá.
    9C

    ResponderExcluir
  19. As lutas marcias são influênciadas em nossas vida,e passam despercebidas em nossas casas , como nos desenhos "karatê Kid","kill Bill" e outros.Essas lutas podem melhorar, nossa vida melhorando também nossa saúde ,nosso comportamento diante das pessoas.
    Mas também devemos ficar atento com as crianças ,pois a mídia infuênciam com programas que acabam atrapalhando o piscologico deixando-as muito agressivas , entao devemos explicar melhor o verdadeiro sentido das lutas , que a luta é para nos satisfazer e nao para ferir as pessoas.Livia vieira,9° "A"

    ResponderExcluir
  20. Olá, vocês podem me fornecer o nome do autor desse texto? Gostei muito da relação em que trata da mídia com as lutas. Tenho interesse em colocar como referência e citação do meu TCC!

    ResponderExcluir