Pensar à prática!

"Para cada homem com todas suas funções, a sociedade possui um substituto em potencial à espera." (Adorno)

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Jogos e brincadeiras tradicionais - 1° A e B


Jogos e brincadeiras tradicionais

Grande parte dos jogos e brincadeiras tradicionais que encantam e fazem parte do cotidiano de várias gerações de crianças estão desaparecendo na atualidade devido às transformações do ambiente urbano, da influência da televisão e dos jogos eletrônicos. Pesquisas atuais mostram a importância de resgatar os jogos tradicionais na educação e socialização da infância, pois brincando e jogando a criança estabelece vínculos sociais, ajusta-se ao grupo e aceita a participação de outras crianças com os mesmo direitos. Obedece às regras traçadas pelo grupo, como também propõe suas modificações.

Aprende a ganhar, mas também a perder. Na experiência lúdica, a criança, assim como o adulto, cultiva a fantasia, vivencia a amizade e a solidariedade, traços fundamentais para se desenvolver uma “cultura solidária” na sociedade brasileira atual. Este artigo aborda a origem do universo lúdico das crianças brasileiras, a partir dos escritos e pinturas dos viajantes estrangeiros entre os séculos XVI e XIX e obras literárias .Para identificar e caracterizar as brincadeiras tradicionais infantis recorremos a autores como Cascudo, Gilberto Freyre, Jean Château, Michel Manson, João Amado, Florestan Fernandes, Kishimoto e outros. Estes autores evidenciam a importância do universo lúdico para o desenvolvimento infantil, pois eles foram e continuam a ser uma verdadeira “introdução ao mundo”.

Os jogos tradicionais infantis são provenientes de rudimentos de romances, contos, rituais religiosos e místicos abandonados pelo mundo adulto. Anonimato, oralidade, tradição, conservação, mudança e universalidade são características desses jogos. Canções de roda, advinhas, parlendas, histórias de fadas, bruxas, lobisomens, e jogos de bolinhas de gude, pião, amarelinha, pedrinhas (saquinhos), a pipa, entre outros, foram divulgadas pelos colonizadores portugueses quando vieram para o Brasil. A pipa ou o papagaio trazido pelos portugueses no século XVI tem origem nos povos orientais. Segundo a enciclopédia chinesa Khe-Tchi-King-Youen, a pipa foi inventada no ano 206 a.C, pelo general chinês Hau-sin, com finalidade de estratégias militares, servindo de comunicação entre os soldados para enviar notícias a locais sitiados ou pedidos de ajuda.          
A miscigenação índio-branco-negro e a falta de documentação sobre os jogos dos meninos negros no período colonial dificultam a especificação da influência africana no folclore infantil. Entretanto, pela linguagem oral que a mãe preta transmitiu para as crianças o conto, as lendas, os mitos, as histórias de sua terra. Na época da escravidão era costume do menino branco receber um ou mais moleques negros como companheiros de brincadeira que lhe serviam como cavalo de montaria, burros de liteira, de carro de cavalo, em que um barbante serve de rédea, um galho de goiabeira de chicote. Os sinhozinhos reproduziam nas brincadeiras as relações de dominação.
As meninas, ao brincarem os jogos de faz-de-conta, reproduziam a vida do engenho, onde as meninas negras eram tratadas como servas pela sinhazinha. Entretanto, longe do controle dos adultos essa relação se invertia, particularmente, nas brincadeiras de pião, papagaio, matar passarinhos, subir em árvores, a liderança era dos moleques negros, prevalecendo às habilidades do jogador. Da tradição indígena ficaram as brincadeiras de barbantes, atualmente conhecidas como cama-de-gato e o gosto pelos jogos e brinquedos imitando animais. Podemos perceber que, apesar da convivência de diferentes raças a influência portuguesa foi preponderante nas brincadeiras e jogos infantis das crianças brasileiras.
O que o grupo entendeu após a leitura do texto?

18 comentários:

  1. Atualmente as brincadeiras vem desaparecendo devido a evolução dá tecnologia, poucas crianças brincam juntas na rua como antigamente, agora estão preferindo jogar vídeo-game, computador, ver televisão,etc. Nós quê somos dessa geração temos quê cuidar para quê brincadeiras como bandeirinha, pique-pegue, pique-esconde,etc, sejam lembradas com isso a criança desenvolve as condenações motoras, a inteligência e aprende a trabalhar em grupo e com isso teremos filhos saudáveis, preparados e que não sejam dê "vidro".
    Alunas: Noemi, Samara, Karla, Laura, Tallyta . "1°A".

    ResponderExcluir
  2. Os jovens de hoje não estão mas brincando como antigamente pois so querem saber de jogos eletrônicos não brincam como antes nas ruas brincam com jogos eletrônicos como vídeo game celular e seus joguinhos as crianças que não brincam como antes e ficam na internet não tem coordenação motora no futuro pode ser pessoas doentes pois não auxilia no crescimento dos jovens e serão pessoas com dificuldades
    Alunos; Angela ,Amanda ,Milena,Gilvano.´´1A´´

    ResponderExcluir
  3. Nos dias atuais,a cultura de jogos e brincadeiras tradicionais se tornou extinta na sociedade,pois como avanço da tecnologia crianças e jovens se deixam influenciar pela televisão e jogos eletrônicos. Os pais que tiveram a cultura de jogos e brincadeiras tradicionais em sua geração; com a transformação do ambiente urbano também se deixa influenciar, pela falta de tempo e a facilidade que o mundo hoje oferece. Por trabalharem fora os pais não tem tempo de ensinar a seus filhos aquilo que um dia aprendeu com seus pais; a importância de resgatar os jogos tradicionais na educação e socialização e porque brincando e jogando a criança aprende a conviver em sociedade; a trabalhar em grupo e aceita a participação de outras pessoas com os mesmos direitos convivendo sem a desigualdade e o preconceito, jogos e brincadeiras tradicionais "Introdução ao mundo".
    Alunos(a):Daniel Carneiro, Fabiele Lorraine, Jessica Lorraine, Natalia Dos Santos 1° "A"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esquecemos de colocar o nome do Marcos Paulo 1° "A"

      Excluir
  4. As brincadeiras populares estão se desaparecendo por culpa dos nossos próprios pais porque com o aumento de veiculos no brazil as ruas vão ficando mais perigosas como atropelamento por bebados e sequestro então quando eles saem para trabalhar so falam para arrumarmos a casa e depois ir para o computador ou para frente da televisão para nao ficar na rua e então é na hora que a pesoa se desliga do mundo dos esportes e por trabalharem de mais nao tem tempo para nos, e ensinarem como e que brincavam quando eram crianças e nos passarem oque aprenderam quando eram crianças e como brincavam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esqueçemos dos alunos:danyel lucas,matheus farias,matheus lopes,marcos regis,diego marçal e lucas guimarães

      Excluir
  5. Nos entendemos que nos dias atuais,estamos vivendo em um mundo moderno; onde as crianças não brincam mais nas ruas de brincadeiras como pique-pegue, corre cotia etc.Na atualidade as crianças ficam trancadas em casa na frente da tv ou do computador e vodio game, não saem mais para ter um dia de lazer, porque os números de carros e de violência nas ruas aumento. Por isso devemos passar a nossa geração o que apredemos na nossa infância para que essas brincadeiras de nossa infância para que essas brincadeiras de nossa infância não seja esquecidas.Devemos passar essas brincadeiras as crianças para que elas não se tornem adultos sedentários do futuro, que só fiquem em frente do computador e outros fazendo com que não pratique esse bem que e as brincadeiras nas ruas no ar livre sem nada eletrônico para atrabalhar o crescimento de uma criança...
    Ano: 1•B
    Alunas:Laressa Gurgel; Rayane Ribeiro; Pamela Souza.

    ResponderExcluir
  6. Antigamente as crianças brincavam na rua até tarde da noite e ninguém se preocupava, pois, quase não havia esse negócio de pedofilia, sequestro, violência, tiroteios. Hoje, não da mais nem para deixar os filhos irem sozinhos para a escola, quanto menos, brincar na rua. E mais: as crianças de hoje nem conhecem as brincadeiras de antigamente. As crianças mais pequenas já sabem até como usar a internet. Seus passatempos favoritos são os games. Muita coisa de hoje, estragou a inocência das crianças. Acham que nem pode deixar meninos e meninas brincarem juntos .Realmente as brincadeiras mais divertidas estão entrando em extinção. Por conta dessas novas tecnologias muitas crianças, jovens e adultos estão ficando obesas porque não querem nem praticar exercícios físico.
    1° "B" Turno: Matutino
    Alunas: Juliana Cavalcante,
    Maria Lisandra,
    Kátia Lima,
    Élida dos Anjos,
    Karina

    ResponderExcluir
  7. Os jogos e brincadeiras populares são muito importante na vida de uma criança .Atualmente os jogos eletrônicos tomaram conta de muitas crianças pois é muito dificil ver uma criança brincando nas ruas como antigamente.Atualmente as crianças estão trocando as brincadeiras como amarelinha,pique pegue e outros hoje eles preferem mais os meios de tecnologia como a internet raramente vemos as crianças nas ruas elas ficam dentro das suas residencias com seus joguinhos eletronicos pois não desenvolvem coordenação motora Alunas; Jackeline Araujo, Natalia Rodrigues. Ano; ´´1 A´´´..

    ResponderExcluir
  8. Os jogos e brincadeiras populares são muito importante na vida de uma criança .Atualmente os jogos eletronicos tomaram conta de muitas crianças pois é muito dificil ver uma criança brincando nas ruas como antigamente. Alunas; Jackeline Araujo, Natalia Rodrigues. Ano; ´´1 A´´.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpe -me pois pensamos que não tinha publicado e repetimos. Assinado Natalia e Jackeline ´´1 A´´

      Excluir
  9. As crianças de hoje em dia não estão, tendo costumes e culturas igual antigamente. E com tempo curto e as preocupações do trabalho, e da casa, os pais não estão dando, atenção devida a seus filhos. A tecnologia avançada , esta tomando conta da mente das crianças, isso resulta numa geração de adolescentes e adultos muito froxos . ;P ´
    Caroline Barbosa
    Emanuel Ferreira
    Hellen Carolina
    Lucas Freitas
    Sara Luiza 1 ano B

    ResponderExcluir
  10. hoje em dia as crianças estão ''perdendo sua infancia" para as tecnologias mais avançadas,hoje se vc perguntar para uma crinaça o que uma bolinha de gude ela não vai saber responder por que não e de costume ficar horas e horas brincando com outras crianças na porta de sua casa ,ou porque os pais não deixam ou porque a violencia esta por toda parte.E com isso deixando cada vez mais adultos sem cultura.
    Alunas: Bruna Gabriella/
    Mikaelly Alexsandra 1ano A

    ResponderExcluir
  11. As crianças de hoje tem vários eletrônicos que se adentram na sua cultura e as crianças esquece das antigas brincadeiras que o ajudavam eles a desenvolver as coordenações motoras. Os pais não estão dando, atenção devida a seus filhos, então a tv e os videogame acaba sendo um educador deles.

    Alunos:Kevin Taylor
    Guilherme Freitas
    Gabriel Vieira
    Igor Divino

    1º A

    ResponderExcluir
  12. Às Crianças de hoje em dia não querem saber de brincar e se exercitar,so querem saber de ficar horas e horas na frente da televisão e do computador,entre outros jogos eletrônicos e celulares,não são como antigamente que todas crianças brincavam e se divertiam juntas,elas não eram sedentárias,as crianças de hoje em dia são educadas pela mídia pois os pais passam muito tempo trabalhando fora de casa.
    Alunos:Vilmar Luiz;
    Arthur Tiago;
    Vinicius Aparecido;
    Pablo Gonçalves.

    1º "B"

    ResponderExcluir
  13. Os jogos e brincadeiras tradicionais estão desaparecendo por falta de interesse dos pais a ensinar seus filhos a brincar, pois os pais não estão tendo tempo de dar atenção e ensinar seus filhos, e as crianças são incentivadas pela televisão.

    Alunas: Cícera Marcilene
    Darlene da Silva
    Juliana de Jesus
    Kellen Victoria
    Nayara Ribeiro
    Nicolly Francisca
    Rafaela de Carvalho
    Serie: 1º "A"

    ResponderExcluir
  14. Na atualidade é bastante comum depararmos com crianças, absolutamente sedentárias, e que não gostem de correr nos parquinhos, pular amarelinhas, enfim estas típicas brincadeiras, de anos passados, o que pode comprometer a infância das mesmas, e ser sim muito prejudicial, pois não existe infância, sem a arte do brincar. Mas se as brincadeiras antigas eram estas: corre-corre, pega-pega,carrinhos de madeiras. As crianças de hoje em dia se divertem de modo, absolutamente comum, evoluíram, isso por que, o mundo também teve sua evolução, pois como foram criados novas tecnologias, totalmente modernas, os brinquedos também tiveram sua evolução, e obviamente as crianças aderiram estas inovações, pois a vida delas também mudaram, e muito. O que tempos atrás era possível ficar até tarde nas ruas brincando com outras crianças, atualmente isso já não é mais possibilitado, pois a muita violência e muitos pais com medo, não permitem que os filhos brinquem nas ruas. Por estas razões modernas, e inovadoras é que as brincadeiras mais comuns da atualidade são os jogos de videogame, as brincadeiras nos computadores, e na internet, os brinquedos eletrônicos, e cada vez mais tecnológicos.
    Portanto as brincadeiras de hoje em dia são mais voltadas exatamente para o mundo moderno, que atualmente é absolutamente normal, e que fazem a cabeça da criança, com suas inovações a cada dia, e de certo modo divertem, e entretêm fazendo, com que as crianças passem pela infância brincando.

    Gabrielle Rodrigues
    Larissa Rodrigues
    Serie : 1 "B"

    ResponderExcluir