Pensar à prática!

"Para cada homem com todas suas funções, a sociedade possui um substituto em potencial à espera." (Adorno)

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A violência e as artes marciais - 8 A e B


A VIOLÊNCIA E AS ARTES MARCIAIS



A violência hoje praticada em áreas urbanas está crescendo muito e chegando a níveis intoleráveis por todos nós.

Não só adultos como também a juventude de hoje está cada vez mais violenta principalmente pelo fato de que vivemos em uma sociedade que constantemente faz apologia a violência como formas de heroísmos e glórias. Essas manifestações de violência chegam até nós de diversas formas tais como: televisão, cinema, desenhos animados, brincadeiras infantis com uso de armas de brinquedo, e outros costumes que invariavelmente incitam atos violentos.

Muitas pessoas temem as artes marciais e seus praticantes porque acham que são eles os responsáveis pela violência neste mundo. Uma vez que eles aprendem técnicas consideradas "mortais" ou "fatais", a mídia acredita que os artistas marciais são violentos e, sem exagero, perigosos.

Então para que servem o uso das artes marciais? - pessoas poderiam perguntar. Servem, antes de tudo, para modificar em tudo na vida de uma pessoa. Até em atividades que não tenham nada a ver com esporte ou movimento, a pessoa apresenta um rendimento e uma criatividade maior. Contribuem também na formação da personalidade da criança inciando os treinamentos juntamente com as atividades escolares.

Além de melhorar a vida de uma pessoa, as artes marciais ajudam o artista marcial a encarar a violência como um mal que pode ser combatido e não como uma arma a ser usada. Para que brigar??? Para que machucar ou matar alguém?? O que se ganha com isso?O problema da violência crescente nos dias de hoje está enraizado na organização familiar e social  bem como nos problemas sociais em que vivemos.

Nossos jovens crescem e se educam aprendendo que atos de bravura e heroísmos são sinônimos de violências de diversas formas. O poder da TV nos dias de hoje intensifica ainda mais essa penetração de tais conhecimentos deturpadores dentro de nossas casas.

Nossos governantes ainda mantém uma política de combate a violência centrada em repressão e punições enquanto a idéia mais adequada seria investir muito mais em educação e no controle de informações com conteúdos violentos veiculadas por todos os seguimentos da mídia. Também seria aceitável a melhora considerável das condições de cidadania das pessoas que dessa forma retomariam aquele sentimento de humanidade há tanto perdidos.

O que vemos na maioria dos casos é um explosão de violência juvenil que assusta ainda mais nossas comunidades. Todos os dias assistimos nos noticiários que atos de violência foram cometidos na maioria dos casos por menores infratores.

O problema se agrava ainda mais pelo fato de a legislação que cuida dos direitos e deveres dos menores em nosso país (Estatuto da Criança e do Adolescente) servir de escudo para esses menores praticarem qualquer tipo de ato ilícito. Essa mesma legislação que protege o menor digno e bom cidadão protege também o menor infrator e em muitos casos assassino também.


Professor Wilton M. Rosa - Faixa Preta 1.º DAN
Filiado à C.B.T.K.D. e à F.P.T.K.D.
O que você ou o grupo entendeu após a leitura do texto?

20 comentários:

  1. A violência está crescendo cada vez mais,e a maioria dos adolescentes está ficado violento e as drogas estão colaborando com esse tipo de assunto,
    e as artes marciais ajuda a desenvolver que e uma forma de defesa não simplesmente chegar e bater.
    Os jovens de hoje acham q o mais homem e quem batel mais,mas nao e bem assim por que violência gera mais violência,
    Enquanto o governo investir no que não e necessário, essas crianças um dia vão ser alguém na vida?
    Os menores infratores pode fazer o que quiser pois tem uma lei que protege eles
    por isso que a nossa sociedade está assim.
    Matheus henrique
    luciano
    viviane

    ResponderExcluir
  2. a violência tem crescido cada vez mais na população e tem sido mais praticada por jovens, por terem a certeza de que serão protegidos ou pagarão minimas consequências por seus atos, a violência tem sido influenciada através de programas de televisão e vários outros. artes márcias podem sim ser uma forma de combate a violência apesar de ser uma luta corporal ela ensina disciplina e controle emocional, através das artes márcias o seu praticante passa a se controlar, ter controle sobre si próprio.
    ALUNOS: Maria eduarda
    Ludmilla bueno
    Esteiza dos santos
    Brendo borges
    Luiz antonio
    SERIE: oitavo ANO: "a"

    ResponderExcluir
  3. A violência e a agressividade são um dos temas mais vistos na mídia nos dias de hoje. Sempre se podem ver tais atitudes em estádios de futebol, em bares, em festas e no ambiente familiar. E o que se torna ainda mais comum é a prática dessas atitudes no ambiente escolar. Isso pode ser explicado como um reflexo da sociedade que cerca a escola e seus alunos, tornando esse problema mais amplo do que se imagina. As crianças de certa forma, acabam sendo influenciadas, sejam pela mídia, pelos amigos ou parentes a fazer o mesmo. Cria-se uma imagem positiva sobre essas práticas, sendo interpretadas como “maneiras” e “legais”. E aqueles que não fazem o mesmo, são tachados de bobos e covardes. Todas as escolas apresentam casos de agressividade entre os alunos. Não importa se são colégios públicos ou colégios particulares, a violência juvenil está sempre presente, seja por atos de danos ao patrimônio, ou por xingamentos aos docentes, entre outros.

    Em contra partida a essa realidade, estão as doutrinas e filosofias das artes marciais que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, pregam a não-violência e o auto-controle. A prática das artes marciais é vista como uma oportunidade que o individuo tem de agredir seu próximo. Isso pode ser atribuído à influência da mídia sobre as pessoas, divulgando filmes e desenhos animados que trazem essa mensagem errônea. Porém, ao adentrar em uma modalidade de arte marcial, o aluno praticante pode conhecer um mundo completamente diferente, com normas rígidas de conduta e disciplina, que auxiliam na formação moral do individuo. Assim como proposto nos PCN’s - Educação Física (BRASIL, 1998), a prática de lutas é caracterizada por uma regulamentação específica, a fim de punir atitudes de violência e deslealdade. alunos:Hito gabriel e Sávio 8*ano B

    ResponderExcluir
  4. Na minha opniao arte marcial e uma cosa boa mais as pessoas não entende, elas pensam que arte e uma coisa ruim mais e algo que podemos usa no nosso dia a dia.O governo não acredita nisso só quer saber de aproveita então vamos mudar arte e para de violencia e praticar mais.

    Eliabe dos Anjos Cezario
    8 ano A

    ResponderExcluir
  5. Muitas pessoas confundem as artes marciais com a violência achando que se a criança ou adolescente pratica-la irá aumentar sua agressividade. Mas isso não acontece ,quando a criança ou o adolescente começa a praticar as artes marciais elas , controlam sua agressividade. Deixando de lado insultos que são dados a elas , sem usar a violência.
    Mas em alguns casos algumas pessoas geram violências usando as artes marciais , geralmente as artes são mais praticas por homens ,pois as mulheres estão lutando para ganhar o seu lugar (não só nas artes marciais, mas em qualquer outro esporte).

    Alunos: Brenda Silva Lopes
    Laura Pereira Barbosa
    Andrêi Baruk Silva
    ( 8 ANO"B").

    ResponderExcluir
  6. A Violência está em toda a parte, ela se apresenta de várias formas no qual pode aparecer em uma discussão no trânsito, no colégio, na rua. Enfim, a violência e os desentendimentos podem acontecer em qualquer lugar onde muitas pessoas estão com um elevado grau de estresse.
    E então as pessoas confundem Artes marciais com violência

    Muita gente acha que a prática das artes marciais estimula a violência. Que o praticante de uma luta qualquer é, por certo, uma pessoa violenta ou agressiva. O que não é para menos, já que a maioria das artes marciais envolve combate corpo a corpo, mesmo que, por vezes, usando variados tipos de proteção.

    O fato é que há luta, há contato físico, há adrenalina, suor, pancadas, contusões, quedas e muito mais. Desta forma, podemos observar que a prática das artes marciais envolve agressividade. Mas também envolve algo que, para o leigo, é mais difícil de ser observado: o controle da agressividade. Precisamos então, fazer uma distinção, entre violência e agressividade. Conceitos que no senso comum são facilmente confundidos.

    Pensemos então, toda ação humana envolve agressividade. É preciso ser bem agressivo para se botar carne na mesa. Tem-se que matar o boi, sangrá-lo, cortá-lo em pedaços pequenos, etc. Claro que vivemos em uma sociedade onde as crianças vêem a mãe comprar filé cortado e já temperado no mercado.

    Desta forma, não só as crianças, mas muitas pessoas acabam esquecendo que a agressividade, bem empregada, é um fator determinante para a sobrevivência. Por exemplo: é preciso ser agressivo para acordar cedo, numa manhã fria e ir trabalhar; uso agressividade quando tento consertar a torneira da cozinha; sem falar da agressividade necessária para defender meus direitos e exercer minha cidadania.

    O que quero dizer é que não podemos confundir agressividade com violência. Agressividade é um atributo natural a todo ser humano. Nossa vontade de vencer, nossa determinação, nossa gana, nossa coragem, são elementos desta agressividade. Violência é o uso desmedido da agressividade. É a falta de controle sobre nossos impulsos agressivos, falta de controle sobre nós mesmos.


    Alunos : Weverson Gultiery, Paulo Henrique, Thiego pires 8ºB


    ResponderExcluir
  7. Realmente hoje estamos em um século que a violência se agravou, as pessoas acham que é uma ato heróico. E a televisão, desenhos animados com violência, claro que uma criança já faz o ato e cresce assim. É claro que não temos que parar de praticar as artes marciais, sem falar que é muito bom para a saúde. Mas sempre com seu controle de agressividade.
    Alunos: Bruna, Weslayne, Ashiley, Denise, Dayse e Flaviane.
    8B

    ResponderExcluir
  8. Eu entendi que as artes marciais, tem o seu lado bom e seu lado ruim, como violência nas escolas e nas ruas, praticadas por crianças, mas pelo seu lado bom as artes marciais, tem o u sentido de trazer paz e quietude para nossa mente. Mas quase todos pensam que as artes marciais é só violência, mas eles estão bastante errados, quem prática violência é porque tem a distorção das artes marciais verdadeiras.
    Aluno: Carlos Henrique
    8B

    ResponderExcluir
  9. Somente trouxas associam a violência com as artes marciais e a mídia não ajuda muito. Apesar do mundo ser evoluído, ainda temos muita luta pela frente para acabar com o preconceito. Eu entendo e sei que ainda estamos longe.
    Alunos: Marcelo, Yuri, Haylander
    8B

    ResponderExcluir
  10. A violência está cada vez mais presente na nossa vida; adolescentes e adultos estão mais violentos e segundo pesquisas e estudos sobre o assunto, apontam: o desajuste familiar, problemas sociais e influências violentas apresentadas pela mídia todos os dias como principais fatores no crescimento da violência em todas as classes sociais. As artes marciais apesar de ser uma luta, é também um esporte com regras e disciplinas que devem ser obedecidas e não tem nada haver com a violência e nem contribui para o seu crescimento no ambiente social.
    Aluno: Gabriel Henrique Turma: 8º Ano:B

    ResponderExcluir
  11. Nos entendemos que as artes macias, é para a prendermos a controla a nossa raiva,é não para nos mostra que sabemos algum tipo de luta,é por isso que estamos vendo tantas brigas e intrigas.
    Isso tudo vem de dentro das famílias,e também depende da atitude das pessoas porque a pessoa pode ser violenta mas se essa pessoa pratica algum tipo de luta ela pode aprender a controla a sua raiva tudo depende da pessoa.

    alunos: Walter Brendo;Samuel Ribeiro;Lucas Lima e Marcelo Rodrigues.
    (8 ano A)

    ResponderExcluir
  12. O nível de violência vem crescendo cada vez mais na sociedade.
    Não somente os adultos mais hoje em dia ate os jovens estão ficando violentos.
    E o jovem tem essa influencia na Televisão , nas redes socais , ate as crianças tem uma influencia desde pequenas, os pais dão armas de brinquedos e incentivam a brincarem de brincadeiras violentas.
    Tem gente que acha que as artes marciais só influenciam a criança e o jovem a ficar mais agressivo, mais não , é bem o contrario disso ...
    Se ela está agressiva, as artes marciais vai influenciá-lo a lidar com isso, e ate pode fazer a pessoa ficar ate mais calmo.
    Mais infelizmente o governo não ajuda, poderia colocar as artes marciais nas escolas, o que ajudaria muito no rendimento escolar de muitas crianças.
    Mais não ... Ele não quer nem saber, não quer investir na educação e no que poderia ser bom para ela.

    Alunos: Adrieny De Souza
    Ana Julia Tavares
    Katielle Cristina Oliveira
    Lorena André Pereira
    Thais de Souza
    ( 8° ano "A" )

    ResponderExcluir
  13. A violencia e as Artes marciais : A VIOLÊCIA HOJE E PRATICADA EM ARIA URBANA OS.ADUTOS E A JUVENTUDE ESTA(VIVENDO) NUA SOCIEDADE QUE FAIS.POLOGIA A VIOLENCIA ATRAVES : JOGOS FIMES TELEVISAO CINEMA POR AGUAS PESSOAS . MUTAS PESSOAS FAZEN ATES MARCIAIS : USA COMO VIOLENSI OU OTRAS LUTAS . ARTIS MARCIAIS NÂO E VIOLENSIA E UMA LUTA QUE AJUDA COTROLA SUA RAIVA . ARTESMACIAIS FEZE BEM . ALUNOS: YURI JOSE NATAN CODERO DANILO CANERO CALOS ATONIO (MATUTINO 8A )

    ResponderExcluir
  14. A violência hoje e preticada em areas urbanas está cresendo muito e chegando a niveis intoleráveis por todos nós e a arte marciais servem , antes de tudo , para modificar em tudo na vida de uma pessoa. E além de tudo melhora a vida de uma pessoa , as artes marciais ajundam o artista marcial a incarar a violência como uma mal que pode ser combatido, e nao como uma arma a ser usada. )alunos Andressa de jesus, bruno santos, denis barbosa, gabrieli, samuel cardoso 8 A).

    ResponderExcluir
  15. Hj violencia num esta só nas artes marciais..aluno Lucas Leonardo
    Serie: 8° D..

    ResponderExcluir
  16. Nos achamos que a violência está em todos os lugares tambem achamos que a violência é praticada em áreas urbanas,estão chegando a níveis muitos altos.As violências também são imfluenciadas por filmes e jogos mais da por GTA.
    nos achamos que a violêncial são imfluenciadas pelos alunos e não pelos professores ,alunos que se acham o fortao porque prática artes marciais e cassa briga com que vê pela frente
    alunos:vítor manoel,Mateus clenon,Claliver ,Matheus fernades,

    ResponderExcluir
  17. http://noticias.terra.com.br/brasil/policia/revoltado-com-namorada-lutador-mata-hospede-em-hotel,7bfb2042e28dc410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

    ResponderExcluir
  18. quem sempre treina acaba ficando com vontade de por em prática e aí acaba agredindo os outros por qualquer motivo, treina fica marrento, tira onda na cara dos outros, provoca para ter justificativa para agredir. Já vi muitos que praticam artes marciais assim. Devia ser só para adultos.

    ResponderExcluir
  19. Mas vou perguntar respeitosamente, quem sempre treina não fica com vontade de
    por em prática e acaba agredindo por motivo banal? Não fica menos tolerante e com vontade
    de resolver tudo na briga? O cara passa anos e anos treinando para isso.
    Vemos muitas notícias de lutadores de jiu jitsu agredindo leigos por nada, principalmente
    na boates.
    Eu confesso que não tenho boa impressão de vocês e evito ter amigos que lutam.
    Me perdoe a franqueza, mas acho a arte marcial acaba aumentando a agressividade pois quem treina é humano e não resiste de querer se impor sobre os outros, é a eterna lei do mais forte. É só contrariar alguém que treina uma arte marcial que você irá experimentar a violência dessa gente.

    ResponderExcluir