Esporte e construção da
cidadania
Até
15 ou 20 anos atrás, a formação generalizada em nosso país era produzida ao “ar
livre”, pelas brincadeiras de rua, pelos jogos e pelos espaços disponíveis,
desenvolvendo as habilidades fundamentais de corrida, saltos, lançamentos,
galopes, além de movimentos de chutar, rebater, rolar, agarrar, amortecer,
receber, apoiar, equilibrar, balanças, girar, etc..
Estima-se,
que no Brasil, quase três milhões de crianças participam e competem
regularmente em algum tipo de esporte, quantidade esta bem inferior àquela que
nem sequer vai às escolas e, ainda, inferior a que já está precocemente no
mercado de trabalho. Mesmo assim, entre os profissionais da
Educação
Física e do Esporte, muitos são contrários à participação das crianças. Um
setor pessimista vê o Esporte para crianças como uma exploração da infância,
com excessivas exigências, tanto físicas como psicológicas, para satisfazer
mais aos adultos do que às próprias crianças. Os defensores do Esporte para
crianças (dos quais eu faço parte), preconizam desenvolvimentos psicológicos
altamente desejáveis como cooperação, motivação, respe. Onde estará a verdade?
No meu entendimento, a verdade está em algum ponto de equilíbrio, em uma região
em que predomina o bom senso. Sendo um fervoroso defensor de todo tipo de práticas,
esportivas ou não, penso haver maior potencial de benefícios do que malefícios.
Independentemente
de nossas opiniões acadêmicas, as crianças sempre vão querer participar das
atividades esportivas, visto sua força social no mundo atual. A questão, então,
não é se a crianças deve ou não participar, mas sim como essa participação pode
ser realizada, tendo como referência sua saúde e o respeito pela sua
individualidade biológica.ito, capacidade de lidar com o sucesso e o fracasso.
A participação das crianças no Esporte não pode estar subordinada a interesses
pessoais, que valorizem unicamente o rendimento, pois elas têm o direito de
participar num ambiente seguro, em um nível compatível com seu desenvolvimento.
Acima de tudo, participar como criança e não como adulto. É preciso ter em
mente que, ao privar as crianças de seus direitos básicos de desenvolverem suas
capacidades, estamos negando-lhes a
cidadania. Num país em que apenas uma minoria tem acesso à prática regular do
Esporte, seria altamente desejável que nossos esforços se concentrassem em
oferecer essa prática a todas as crianças.
O que o grupo entendeu após a leitura do texto?
Nós entendemos que as crianças devem participar de jogos e esportes, e nao ficar só nas tecnologias de hoje, porque isso pode causar um sério problema, tanto no desenvolvimento da criança quanto na sua própria saúde, e fora que futuramente elas podem passar isso para seus filhos, e assim as pessoas futuramente não iriam conhecer o esporte e seus benefícios para nossa saúde.
ResponderExcluirAlunos: Lorraynne, Michelle
Excluir2A
nosso grupo entendeu que algumas pessoas acham que esporte não são para crianças pois na visão social e um explora mento infantil. nos achamos mais o certo as crianças também poderem participar de esporte pois alem de fazer bem a saúde e uma ótima distração e faz bem para o corpo, também temos que tirar nossas crianças das redes sociais e de televisões pois com o esporte para as crianças elas estarão ocupando suas mentes e se divertindo praticando esporte.
ResponderExcluirAlunos: Lucas Rafael, Micaele Daiane, Sara Garcia, Raiane barbosa
Nós entendemos que as crianças devem sim praticar esporte, mais de um jeito moderador pois as crianças não tem o mesmo desempenho físico que um adulto, criança precisa de brincar de se desenvolver e o esporte é o melhor meio para chegar a este desenvolvimento.
ResponderExcluirAlunos: Stefane, Luciene
2B
Entendemos que o esporte deve ser visto como prática que leva o adulto ou até mesmo a criança a fazer uso dos esportes não só como uma competição, mas ser visto também para seu bem físico e psicológico. As crianças devem usufruir do seus direitos básicos, conhecendo então a cidadania.
ResponderExcluirAlunas: Jayane, Jessika, Simone.
2B
Nós entendemos que o dever de toda criança é ter o direito de brincar, sendo assim, participar de atividades esportivas, pois o esporte também é uma forma de educação e faz bem a todos. Na nossa opinião sem dúvida, as crianças tem sim o direito de praticar esportes, pois se continuarmos assim, vamos estar negando suas infâncias e cidadania.
ResponderExcluirAlunas: Paloma, Poliana, Rubia, Dhulya, Katia.
2B
Entendemos que ainda existe um certo tipo de discriminação nos esportes ,onde as crianças que não tem o melhor rendimento no jogo ficam de fora, pois a cobrança é de que a criança tem que ser o melhor e mais forte, se tornando um cidadão egoísta. O esporte deve ser para todos, de uma forma que todos procurem se divertir e não somente ganhar.
ResponderExcluirAlunos: Marcelo Antonio, Wesley Bueno.
2º A
Após a leitura nós podemos entender que a várias pessoas que são contrárias a prática do esporte, com as crianças, pois segundo elas rouba o tempo que as crianças têm de bom que é a infância. E percebemos também que ao passar dos anos o esporte se desenvolveu muito, pois antigamente era praticado mais ao ar livre por crianças e adultos. Concordamos que as crianças devem adquirir várias atividades físicas para sua vida mais devem ser realizadas com cuidado sem muitos esforços. O esporte no Brasil ainda é pouco reconhecido, que mesmo sendo desvalorizado mais de três milhões de crianças gostam e praticam o esporte dentro da Educação Física. Concluindo assim devem ter partes teóricas em que as crianças aprenderam ter em mente o respeito e também uma saúde adequada. Alunos: Bruna Andrielle, Lorene Neto, Stephanie Havila, Wagner Antônio 2º ano "A"
ResponderExcluirO esporte antigamente não era levado tão a serio, era praticado mais por crianças em formas de brincadeiras. Já hoje em dia é mais valorizado tanto por crianças como por adultos. São várias as modalidades e competições. E muitas pessoas são conhecidas e admiradas através do esporte Aluna: Ana Mikaele 2º ano “A”.
ResponderExcluirPude entender que com o passar dos anos algumas práticas comuns de nossa sociedade, como por exemplo, brincadeiras e passatempos deram origem a algumas modalidades de esporte. E com isso, muitas crianças passaram a participar e até competir em alguma modalidade esportiva, é algo que causa divergência entre muitas pessoas pelo fato de serem apenas crianças, mas é preciso compreender que através da prática esportiva ela vai aprender e praticar a ética que a tornará um adulto mais crítico, ativo e respeitado em meio à sociedade, contando com o fato dela praticar não por obrigação ou por fins lucrativos, pois do contrário, não lhe trará beneficio algum.
ResponderExcluirMatheus Silva
2º B
O esporte e hoje um dos mais importantes fenômenos sociais da sociedade e ele hoje esta cada vez mais importante as pessoas de antes prática o esporte só para passar o tempo mais o tempo passou e as pessoas prática por interesse,saúde,passa tempo etc.
ResponderExcluirAluna: Amanda, Loys Lane
2B
Entendi que o esporte é uma pràtica muito boa para a nossa saúde e para a saúde também das crianças ,pois nós ajuda nos problemas de saúde ,problema de coração e de outras doenças.
ResponderExcluirEntendi também que as crianças deve praticar o esporte mais que os adultos e os jovem,e que as ccompetições São bastante necessários para as crianças.pois muitos dizem que esporte não é para crianças,mais eu acho que as pessoas que dizem isso estão muito errados pois as crianças tem que praticar esportes para ter uma saúde saudável.
Aluna:JOELMA,KELRe,ERICA
Série:2°A
O esporte e algo que todos deveriam prática, para ocupar sua mente e educar o corpo, mas no texto fala que jovens são privadas de prática o esporte, mas não se pode negar isto a elas todas tem direito de praticar qualquer tipo de esporte. E essa exploração de trabalho infantil não deve acontecer, as crianças tem de trabalhar que aproveitar a sua infância, o esporte e para todos.
ResponderExcluirAlunos: Bruno Inácio, Vitor de lima.
Série: 2 ano B
Antigamente o esporte não era muito tradicional como os dias de hoje, antigamente só os burguesés que faziam esportes, porque a maioria da sociedade não tinha muito tempo e nem condições, não tinha tempo porque trabalhavam muito e não tinham condições de comprar vestimentas para o esporte. Mas agora nos dias de hoje, o esporte é mais comum, a sociedade participa muito mais nos esportes. Agora o esporte é muito importante para a cidadania, como tirar as crianças das ruas, das drogas e do mundo da violência.
ResponderExcluirAlunos: Aline, Rafaela, Criistian, Vinicius.
2B