A Educação Física no Brasil passou por várias fases para poder ser reconhecida como ela é hoje, foi um processo de transformação que ocorreu ao longo do tempo, afinal de contas não paramos no espaço, e muitas coisas vão mudando e muito ainda vai mudar e isso é inegável, portanto, é imprescindível que todo professor de educação física conheça-a, pois tem todo um histórico de colaboração que devemos considerar importante para a atual educação física estudada nas escolas, para que se faça uma reflexão do contexto atual e corrigir muitos erros ainda cometidos por muitos profissionais.
São tendências (higienista, militar, pedagogista, competitivista e popular), que ajudam a entender esse processo de conjuntura que sofre a educação física brasileira, que por sinal, muito ainda vai mudar. Hoje a Educação Física é entendida como uma área de conhecimento da Cultura Corporal de movimento e deve cuidar do corpo não como algo mecânico, visando apenas o desenvolvimento do aspecto físico, independentemente dos demais, como era anteriormente, décadas atrás, mas sim na perspectiva de sua relação com os outros sistemas: o mental, o emocional, o estético, o religioso entre outros.
A mesma deve ser compreendida como uma disciplina que introduz e integra o aluno na Cultura Corporal do movimento, alinhando-se aos objetivos educacionais, facilitando e promovendo a educação do corpo e movimento para a diversidade, formando o cidadão que vai reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir dos jogos, dos esportes, das danças, das lutas e das ginásticas em benefício de sua qualidade de vida e consequentemente contribuindo com o desenvolvimento do individuo nas demais disciplinas, porque, se o ser humano possui uma prática de atividade física saudável, poderá contribui para o desenvolvimento moral, social e cultural através da interação com seus pares, o que permite o mesmo reconhecer-se no meio, possibilitando ao aluno desenvolver valores como respeito mútuo, confiança e muitas outras características fundamentais para o desenvolvimento integral do individuo.
Sendo assim, se faz necessário ostentar planos de ensino inclusivo e participativo para suplantar o histórico da educação física, que, embora estejamos em pleno século XXI, ainda adota-se em muitos momentos a seletividade do individuo em aptos ou inaptos devido não dominar determinado gesto motor ou por afinidade ou não afinidade a determinada modalidade esportiva, levando alguns alunos a se auto excluírem por não dominar especifico gesto mecânico do movimento.
É essencial que gestores escolares proporcionem oportunidade para que todos tenham ascensão ao conhecimento da cultura corporal, como um agrupamento de informação indispensável para o desenvolvimento e exercício da cidadania de forma democrática. Mesmo que a Educação Física partilhe e evidencie a pratica esportiva, muitos professores acabaram esquecendo a ciência e experiência dos métodos produzidos ao longo da historia da humanidade, pelo fato de encontrarmos educadores descomprometidos e enraizados em determinadas atividades de caráter excludente.
A Educação Física é um vultoso instrumento para a formação e a inclusão social do educando, é uma disciplina que permite trabalhar o esporte educacional com vistas ao exercício da cidadania através de todos os benéficos que o esporte traz aos seus praticantes.
Atividade...
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Na nossa opinião a cultura corporal passou por varios aspectos com forte influencia de militares e outros contribuindo para o desenvolvimento nas demais diciplinas não so na cultura. Mais sim em varias areas da educação a educação fisica contribuiu numa grande parte da cultura corporal como jogos torneios lutas e etc.
ResponderExcluirAlunos; Amanda Francieli , Milena Fortunata , Matheus Faria Mateus Lopes Turma; 2°Ano ´´A´´
Muitas pessoas veem a educação física apenas para a aparencia do corpo, mas a educação física vai além disso é algo que permite trabalhar com esportes,corpo e movimento ao mesmo tempo é algo forte para instrumento para inclusão social.
ResponderExcluirAlunos (as) : Natália rodrigues paula, Elida dos anjos, valderson santos.
Entendemos que a Educação física para ela ser reconhecida como e hoje no Brasil, passou por varias etapas, E a Educação Física é entendida como uma área de conhecimento da Cultura Corporal de movimentos.
ResponderExcluirAlunos: Wanderson, Daniel Lucas, Daniel Alcântara, Vinicius, Natan
Turma: 2º Ano (A)
Bom, a cultura corporal passou por varias transformações para conseguir ser reconhecida como está sendo hoje, ser muito importante e também muito necessitada por crianças e adultos, na maioria das vezes são utilizadas para a aptidão física, mentais, emocionais, religiosa, estética, sempre utilizada as ginasticas por qualidade de vida, saúde, como exercícios, jogos, brincadeiras como esporte e as atividades culturais.
ResponderExcluirAlunos(a): Fabiele Lorraine, Marcos Paulo, Murilo Augusto.
Turma: 2º "A"
No nosso ponto de vista o texto retrata que a educação física tem tido várias mudanças a longo do tempo buscando a tender mais ao crescimento esportivo. e hoje em dia a educação física é denominada como Cultura corporal, e a cultura corporal não visa apenas ficar com um corpo definido, mais busca ajudar no desempenho do conhecimento, do religioso, do estético, e também o emocional.
ResponderExcluirAlunas: Aline Santana, Ana Carolina Abdala, Kátia Lima, Vitoria da Costa 2 ano "A"
Bom entendemos que a educaçao fisica nao esta recoinhecida totalmente, mais muitas pessoas estao praticando educaçao fisica mais a maioria esta voltada pro corpo querendo ganha forma so pra inpressionar a quela pessoa ou aquelas mais nao esta ligando no que ela pode ajuda na cordenaçao motora , agilidade, um desepenho melhor nas atividades no dia a dia.
ResponderExcluirAlunos(a):Gabriel Vieira, Igor divino, Joao Victor, Kevin casarino
Ano 2° ano A
ExcluirNo nosso ponto de vista o texto se refere a como a educação física tem grande importância na formação do cidadão em vários aspectos, seja físico, mental, emocional, estético, religioso etc. Mas nos dias de hoje ainda há uma segregação devido aos indivíduos serem aptos ou inaptos, pois existem vários profissionais que erram nesse sentido e acabam por avaliar o aluno com base na repetição de movimentos e não se preocupam com o fato do aluno ter ou não afinidade com determinada atividade física.
ResponderExcluirDarlene
Juliana de Jesus
Mylena Ribeiro
Nayara Ribeiro
2A
Melena