Pensar à prática!

"Para cada homem com todas suas funções, a sociedade possui um substituto em potencial à espera." (Adorno)

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Cultura corporal e Educação Física - 1A, B, C e D

    Após a discussão em sala de aula sobre a influência dos aspectos culturais sobre o que fazemos e como enxergarmos o nosso corpo e a relação disso com as aulas de Educação Física, é um equívoco continuar a imaginar o ser humano dividido em biológico, social, cultural, psicológico. Todos esses fatores formam o que Mauss (1974) chama de “homem total”, pois, para ele, o homem é ao mesmo biológico, social, cultural e psicológico.
    Geertz (1979) apresenta visão parecida a de Mauss ao falar de uma “concepção sintética de ser humano”. Segundo ele, existe uma interação indivisível entre os aspectos citados acima, fatores esses que ao mesmo tempo em que influenciam, possibilitam a influência por parte da sociedade onde vivemos, produzindo, desse modo, uma constante modificação do que chamamos de cultura. Isso ocorre muitas vezes sem que tenhamos consciência.
    Neste contexto, percebe-se que, mais do que uma conseqüência biológica, a cultura é fundamental para a “evolução” do ser humano, pois toda ação humana é considerada um ato social que obtém significados diferentes dependendo da sociedade em que ocorre.
    As aulas de Educação Física devem superar o ensino, apenas, das modalidades e técnicas esportivas e, principalmente, o ensinar por ensinar. Os professores devem estar atentos aos interesses dos alunos, reconhecendo e respeitando o aporte cultural de cada um, garantindo com isso, o ensino contextualizado das manifestações relativas a cultura de movimento, possibilitando dessa forma, com que os alunos adquiram um senso crítico em relação a como são transmitidas tais atividades.

Como deve ser as aulas de Educação Física nesta concepção?

12 comentários:

  1. Os professores devem estar atentos aos interesses dos aluno, reconhecido e respeitando o aporte cultural de cada um, garantindo com isso o ensino contextualizado das manifestações relativas a cultura de movimento, possibilitando dessa forma, com que os alunos adquiram um sendo critico em relação a como são transmitidas tais atividades.
    Antônia
    Samuel Alves
    Samuel Lima
    Paulo Paixão
    Luiz Ferando
    1B

    ResponderExcluir
  2. Tem que serem bem diferentes da Aptidão Física, as aulas serão mais forçadas para o desenvolvimento dos alunos em grupos, na Educação e no ensino, o professor tem que ver o desenvolvimento cultural de cada um dos alunos.
    Wemerson
    Raquel
    Carleany
    Livia
    1 B

    ResponderExcluir
  3. As aulas de Educação Fisica são técnica e esportes para o aprendizado dos desenvolvimento dos alunos. As aulas devem ser praticadas de acordo com as regras do esporte cultural.
    Atayne
    Maria Rodrigues
    Ana Vitoria
    Cirleide
    Flávia
    1B

    ResponderExcluir
  4. Perlo empemho do aluno, o professor tem que está atento as aulas de cada um, e por se o ensinamento adequado tem que ser o melhor. Aulas: alongamento, aquyecimento, preparamentos físicos, etc.
    Jhonatha Alves
    Michelle da Slva
    Debora
    Thaylan
    1B

    ResponderExcluir
  5. As aulas de educação física devem superar o ensino e os professores devem estar atentos aos interesses dos alunos reconhecendo e respeitando as manifestações relativas a cultura de movimento, possibilitando modalidades.
    Jonatas Rodrigues
    Pedro Henrique
    1B

    ResponderExcluir
  6. Devem superar o ensino das modalidades e técnicas esportivas e, principalmente os ensinar. Os professores devem estar atentos aos interesses dos alunos para que adquiram um senso critico em relação a como são transmitidas as atividades.
    Kelly Abdrielle
    Mayara
    Evellyn
    Lorraine
    Kalila

    ResponderExcluir
  7. As aulas de Educação física devem superar o ensino apenas das modalidades e técnicas esportivas e principalmente,mo ensinar por ensinar.
    Sonianderson
    1A

    ResponderExcluir
  8. As aulas de Educação Física devem superar o ensino, apenas, das modalidades e técnicas esportivas e, principalmente, o ensinar por ensinar. Os professores devem estar atentos aos interesses dos alunos, reconhecendo e respeitando o aporte cultural de cada um, garantindo com isso, o ensino contextualizado das manifestações relativas a cultura de movimento, possibilitando dessa forma, com que os alunos adquiram um senso crítico em relação a como são transmitidas tais atividades.
    Maria Stefani
    Jennifer
    Jessica
    Rafaela
    1 A

    ResponderExcluir
  9. As aulas devem ir além das modalidades e de técnicas esportivas, não ensinar por ensinar, os professores devem se interessar sobre o que os alunos tem interesses. Deve ser divertidas, mais além disso, saber respeitar o próximo de forma que o aluno tenha um senso crítico sobre a atividade praticada.
    Laiane Amorim
    Eduarda Rosa
    Isabella
    Laieny
    1 A

    ResponderExcluir
  10. As aulas devem superar o ensino apenas, das modalidades e técnicas esportivas e principalmente o ensinar por ensinar. Os professores devem está atentos aos interesses dos alunos reconhecendo e respeitando o esporte cultural de cada um garantindo com uso o ensino contextualizando das manifestação relativas a cultura de movimento, possibilitando dessa forma com que os alunos adquiram um senso crítico em relação a como são transmitidas tais atividades
    Paula Camille
    Bruna Lorrane
    Júlio César Gomes
    Carolina Silva
    1ª A

    ResponderExcluir
  11. Deve-se realizar atividades físicas e teóricas utilizando o conhecimento da cultura corporal para demonstrar sua importância, realizar diálogo sobre o tema e trabalhar esportes relacionados, procurando despertar o senso comum e crítico do aluno.
    Ester Souza
    Raquel Souza
    Dalila Pires
    1 A

    ResponderExcluir