Após a discussão em sala de aula sobre a influência dos aspectos culturais sobre o que fazemos e como enxergarmos o nosso corpo e a relação disso com as aulas de Educação Física, é um equívoco continuar a imaginar o ser humano dividido em biológico, social, cultural, psicológico. Todos esses fatores formam o que Mauss (1974) chama de “homem total”, pois, para ele, o homem é ao mesmo biológico, social, cultural e psicológico.
Geertz (1979) apresenta visão parecida a de Mauss ao falar de uma “concepção sintética de ser humano”. Segundo ele, existe uma interação indivisível entre os aspectos citados acima, fatores esses que ao mesmo tempo em que influenciam, possibilitam a influência por parte da sociedade onde vivemos, produzindo, desse modo, uma constante modificação do que chamamos de cultura. Isso ocorre muitas vezes sem que tenhamos consciência.
Neste contexto, percebe-se que, mais do que uma conseqüência biológica, a cultura é fundamental para a “evolução” do ser humano, pois toda ação humana é considerada um ato social que obtém significados diferentes dependendo da sociedade em que ocorre.
As aulas de Educação Física devem superar o ensino, apenas, das modalidades e técnicas esportivas e, principalmente, o ensinar por ensinar. Os professores devem estar atentos aos interesses dos alunos, reconhecendo e respeitando o aporte cultural de cada um, garantindo com isso, o ensino contextualizado das manifestações relativas a cultura de movimento, possibilitando dessa forma, com que os alunos adquiram um senso crítico em relação a como são transmitidas tais atividades.
Como deve ser as aulas de Educação Física nesta concepção?
Os professores devem estar atentos aos interesses dos aluno, reconhecido e respeitando o aporte cultural de cada um, garantindo com isso o ensino contextualizado das manifestações relativas a cultura de movimento, possibilitando dessa forma, com que os alunos adquiram um sendo critico em relação a como são transmitidas tais atividades.
ResponderExcluirAntônia
Samuel Alves
Samuel Lima
Paulo Paixão
Luiz Ferando
1B
Tem que serem bem diferentes da Aptidão Física, as aulas serão mais forçadas para o desenvolvimento dos alunos em grupos, na Educação e no ensino, o professor tem que ver o desenvolvimento cultural de cada um dos alunos.
ResponderExcluirWemerson
Raquel
Carleany
Livia
1 B
As aulas de Educação Fisica são técnica e esportes para o aprendizado dos desenvolvimento dos alunos. As aulas devem ser praticadas de acordo com as regras do esporte cultural.
ResponderExcluirAtayne
Maria Rodrigues
Ana Vitoria
Cirleide
Flávia
1B
Perlo empemho do aluno, o professor tem que está atento as aulas de cada um, e por se o ensinamento adequado tem que ser o melhor. Aulas: alongamento, aquyecimento, preparamentos físicos, etc.
ResponderExcluirJhonatha Alves
Michelle da Slva
Debora
Thaylan
1B
As aulas de educação física devem superar o ensino e os professores devem estar atentos aos interesses dos alunos reconhecendo e respeitando as manifestações relativas a cultura de movimento, possibilitando modalidades.
ResponderExcluirJonatas Rodrigues
Pedro Henrique
1B
Devem superar o ensino das modalidades e técnicas esportivas e, principalmente os ensinar. Os professores devem estar atentos aos interesses dos alunos para que adquiram um senso critico em relação a como são transmitidas as atividades.
ResponderExcluirKelly Abdrielle
Mayara
Evellyn
Lorraine
Kalila
As aulas de Educação física devem superar o ensino apenas das modalidades e técnicas esportivas e principalmente,mo ensinar por ensinar.
ResponderExcluirSonianderson
1A
As aulas de Educação Física devem superar o ensino, apenas, das modalidades e técnicas esportivas e, principalmente, o ensinar por ensinar. Os professores devem estar atentos aos interesses dos alunos, reconhecendo e respeitando o aporte cultural de cada um, garantindo com isso, o ensino contextualizado das manifestações relativas a cultura de movimento, possibilitando dessa forma, com que os alunos adquiram um senso crítico em relação a como são transmitidas tais atividades.
ResponderExcluirMaria Stefani
Jennifer
Jessica
Rafaela
1 A
As aulas devem ir além das modalidades e de técnicas esportivas, não ensinar por ensinar, os professores devem se interessar sobre o que os alunos tem interesses. Deve ser divertidas, mais além disso, saber respeitar o próximo de forma que o aluno tenha um senso crítico sobre a atividade praticada.
ResponderExcluirLaiane Amorim
Eduarda Rosa
Isabella
Laieny
1 A
E também Sara Diely
ExcluirAs aulas devem superar o ensino apenas, das modalidades e técnicas esportivas e principalmente o ensinar por ensinar. Os professores devem está atentos aos interesses dos alunos reconhecendo e respeitando o esporte cultural de cada um garantindo com uso o ensino contextualizando das manifestação relativas a cultura de movimento, possibilitando dessa forma com que os alunos adquiram um senso crítico em relação a como são transmitidas tais atividades
ResponderExcluirPaula Camille
Bruna Lorrane
Júlio César Gomes
Carolina Silva
1ª A
Deve-se realizar atividades físicas e teóricas utilizando o conhecimento da cultura corporal para demonstrar sua importância, realizar diálogo sobre o tema e trabalhar esportes relacionados, procurando despertar o senso comum e crítico do aluno.
ResponderExcluirEster Souza
Raquel Souza
Dalila Pires
1 A