O termo cultura do movimento
tem sido divulgado na Educação Física brasileira a partir dos estudos do
professor Elenor Kunz (1991), professor da Universidade Federal de Santa
Catarina, quando ele retornou da Alemanha, onde realizou seus estudos de doutoramento.
Este termo é compreendido como critério organizador do conhecimento da Educação
Física escolar.
A proposta do professor Elenor
Kunz (1991) ultrapassa a concepção de movimento humano reduzida a um fenômeno
meramente físico, tido estritamente como um deslocamento do corpo no espaço,
presente na visão de educação que o autor questiona. Ao considerar o ser humano
que realiza o movimento, essa proposta passa a reconhecer as significações
culturais e a intencionalidade do movimento humano. Para tanto, o autor
problematiza a concepção mecanicista de corpo e de movimento, na qual o corpo
está separado do mundo, buscando fundamentos na concepção fenomenológica de
corpo e de movimento, ou seja, na ideia de que o ser humano é inseparável do
mundo em que vive.
Nessa definição, as noções de comportamento e consciência
corporal indicam uma compreensão fenomenológica para responder as questões do
movimento humano e suas relações com a cultura. Na definição de Dietrich
(1985), percebemos que o termo “cultura do movimento” é compreendido como termo
genérico para objetivações culturais, nas quais os movimentos são os mediadores
do conteúdo simbólico, referindo-se à forma como os povos se movimentam. Todos
os povos se movimentam, caminham, correm, saltam, rolam ou praticam esportes,
mas também se relacionam. A este conteúdo cultural corresponde comportamento de
movimento, formas de movimentar-se, caracterizando assim uma cultura de
movimento. Nesse sentido, o conceito de cultura de movimento refere-se às
relações existentes entre essas formas de se movimentar e a compreensão de
corpo de uma determinada sociedade, comunidade, de uma cultura.
Qual a definição de cultura corporal de movimento segundo a
proposta de Elenor Kunz?
Olá pessoal, para publicar seus comentários selecionem a opção anônimo (comentar como). Tenham um bom dia!
ResponderExcluirO conceito refere-se as relações existentes entre as formas de se movimentar e a compreensão de corpo de uma determinada sociedade, cultura.
ResponderExcluirGrupo: Joicielle; Keyla; Silvana; Fiama. 3 ano.
Nota: 35 - Grupo 05
ExcluirProf. Fabio
A definição de cultura corporal de movimento segundo a proposta de Elenor Kunz mostra que a educação física escolar, não é vista somente na aptidão física e biológica de uma pessoa. Mas mostra a proposta do conhecimento geral e a intenção da educação física, ajuda-nos a ter uma fonte de educação, e nos ensina que a prática do esporte oferece o bom rendimento, favorece a saúde, o bem estar e o lazer. Mas hoje em dia estamos buscando a prática do esporte para consegui-lo como profissão ou somente para obtermos o “corpo padrão”. Essa proposta nos faz reconhecer as significações culturais e a intencionalidade do movimento humano.
ResponderExcluirGrupo: Amanda Cristina; Dara Cristina; Igor Amorim; Illene Ferreira; Matheus Henrique; Maxwel Bonfim. 3° ano "A"
Nota: 50 - grupo 04
ExcluirProf. Fabio
È necessàrio achar o equilíbrio entre a identidade pessoal e social,formas de movimentos, Como uma forma de cultura.
ResponderExcluirA proposta de Elenor kunz, que o corpo humano não e um fenômeno meramente fìsico, mais um corpo que tenha vàrias concepções sobre a cultura corporal e reconhecer os significados da cultura e a intencionalidade do movimento humano.
Não e ter um corpo perfeito, mais e ter uma ideia o que e bom, para nosso proprio lazer e saúde.
Grupo:Poliana; Patrìcia; Anderson; Késia; Letícia; Edna. 3° "A"
Nota: 45 - Grupo 03
ExcluirProf. Fabio
A preocupação básica deste artigo é refletir intensamente sobre a influência exercida pela mídia, através dos meios de comunicação de massa, especialmente a televisão, na cultura corporal de movimento, analisando como a educação física escolar pode se posicionar diante desta situação contribuindo para a formação do sujeito que recebe este volume de informações.( grupo Andreia de jesus silva) 3° "A"
ResponderExcluirNota: 30 - grupo 02
ExcluirProf. Fabio
Segundo Elenor Kunz a perspectiva cultural traz para o primeiro plano os processos de significação do movimento humano, bem como as intencionalidades dos sujeitos que se movimentam, os sentidos que atribuem às suas práticas.
ResponderExcluirGrupo: Gabriel Felipe, Nadine Rodrigues e Nayara da Silva.
Nota: 50 -Grupo 01
ResponderExcluirProf. Fabio
Nessa definição do comportamento e a mente indica uma compreensão parar responder todas as questões do movimento humano e suas relações com a cultura. Todos os povos se movimentam, caminham, correm, saltam, rolam ou praticam esportes, mas também se relacionam. Assim é caracterizado como cultura de movimento.
ResponderExcluirGrupo: Amália; Camila; Cristiano; Juliana. 3 A
Grupo 06 - Nota: 30
ExcluirProf. Fábio
O professor elenco kunz ultrapassa a concepção de movimento humano reduzido a um fenômeno moralmente fisico tido estritamente como um deslocamento do corpo no espaço e pela sua definição na idéia que o ser humano e inseparaveld do mundo em que vive..
ResponderExcluirA cultural corporal de movimento e um a forma de se movimentar com a compreenção de determinados sociedades culturais.Mostra a proposta do conhecimento Geral e a intençao da educação física, ajuda-nos a ter uma fonte
ResponderExcluirDe educação, e Nos ensina que a pràtica do esporte oferece o bom rendimento.
Aluna: Edna "3" ano " A"